Os radicais livres são uma conseqüência natural de oxidação - que processo vital que permite que o nosso organismo a funcionar normalmente. Os radicais livres, na verdade desempenha um papel importante em vários processos biológicos, alguns dos quais são necessários para a vida, tais como a morte intracelular de bactérias por granulócitos neutrófilos. Eles também têm sido implicadas em certos processos de sinalização celular. Os dois radicais mais importantes centrada no livres de oxigênio são superóxido e radical hidroxila. Eles são derivados do oxigénio molecular em condições de redução, como por exemplo quando uma pessoa que respira.
No entanto, devido à sua elevada reactividade, os radicais livres muitas vezes participar em reacções colaterais indesejáveis que resultam em danos celulares. Muitas formas de câncer são pensados para ser o resultado de reações entre radicais livres e DNA, resultando em mutações que podem prejudicar o ciclo celular e, potencialmente, levar a malignidade. Os cientistas também apontam para os radicais livres como a causa de alguns dos sintomas de envelhecimento, tais como a aterosclerose, lesão do fígado induzida por álcool, alfa 1-antitripsina no pulmão e enfisema mesmo.
Agora, não se esta errado. Os radicais livres são ainda necessários para a vida, mas, a fim de prevenir-se de desenvolver estas doenças, é preciso tomar medidas para manter os radicais livres, no mínimo. Felizmente para nós, o corpo tem uma série de mecanismos para minimizar os danos induzidos pelos radicais livres e para reparar o dano que ocorre. Enzimas superóxido dismutase, catalase, glutationa-peroxidase e glutationa reductase, estas são apenas algumas das substâncias que se encontram no corpo, que pode ajudar a reparar o dano celular.
Mas isso é só na medida em que o reparo está em causa. Que tal controlar os radicais livres sob a forma de prevenção? Agora, este é o lugar onde o apoio antioxidante entra. Apoio antioxidante desempenha um papel fundamental nos mecanismos de defesa do organismo. Os suportes de antioxidantes mais comuns são na forma de vitaminas, especificamente a vitamina A, vitamina C e vitamina E. Além disso, há boas evidências de que a bilirrubina e de ácido úrico pode actuar como antioxidante suporte para ajudar a neutralizar certos radicais livres.
Apoio antioxidante pode ser encontrado em quase tudo o que comemos. Mais particularmente, frutas e vegetais frescos são as mais ricas fontes de apoio antioxidante disponível. Por exemplo, o Retinol apoio antioxidante ou vitamina A (ou beta-caroteno) são encontrados em verde, amarelo e laranja legumes e frutas escuras. Na verdade, ele é o apoio antioxidante encontrado nas frutas que os protegem de danos da radiação solar.
Outro apoio antioxidante, ácido ascórbico ou vitamina C é um composto solúvel em água que é encontrada em frutas cítricas, pimentão verde, brócolis, vegetais de folhas verdes, morangos, repolho cru e tomate.
No comments:
Post a Comment