O que são radicais livres? Por que eles são prejudiciais para o corpo humano? E como é que a vitamina E e outros nutrientes antioxidantes ajudam a proteger o corpo contra os danos dos radicais livres?
Neste artigo, vamos tentar responder a todas suas perguntas sobre os radicais livres e antioxidantes, além de ajudar você a entender por que é tão importante incluir ricas fontes de nutrientes antioxidantes em sua dieta diária.
Um pouco de história sobre ligação química
Ao falar sobre os radicais livres e antioxidantes, não podemos deixar de tocar um pouco em bioquímica. Você provavelmente se lembra de seus dias de idade do ensino médio que o corpo humano é composto por diferentes células, e cada célula é composta de muitas moléculas diferentes. Moléculas consistem em um ou mais átomos de um ou vários elementos unidos entre si por ligações químicas.
Um átomo típico é composto por um núcleo - neutrões, protões, electrões e. Os elétrons são as partículas de carga negativa que orbitam o conjunto de prótons em um átomo. Quando existem oito electrões em órbita, isto significa que a referida órbita em particular (ou concha, como é chamado) está cheia, o que significa ainda o átomo é estável. Átomos estáveis ??tendem a não entrar em reações químicas. Como os átomos buscam alcançar um estado de máxima estabilidade, um átomo vai tentar preencher sua concha com elétrons por:
• Ganhar ou perder elétrons, quer encher ou esvaziar sua camada externa
• Compartilhamento de seus elétrons por ligação com outros átomos para completar sua camada externa
Radicais Livres: A Formação
Os radicais livres formam-se quando ligações fracas entre os átomos estão divididos. Os radicais livres contêm um elétron ímpar, não pareado, que faz com que sejam muito instável e reagir rapidamente com outros compostos. Porque é da natureza dos radicais livres, que é basicamente um átomo com um elétron não emparelhado, para alcançar a estabilidade, eles vão tentar fazê-lo através da captação da necessidade de elétrons de outras moléculas. Quando os elétrons radicais livres de aço a partir de uma molécula estável, que vai se tornar uma molécula em si radical livre, iniciando uma reação em cadeia. Uma vez que o processo de formação de radicais livres é iniciado, ele pode cascata, resultando finalmente na ruptura de uma célula viva.
Antioxidantes: Inimigos naturais de radicais livres
Antioxidantes, tais como vitaminas C e E, são pensados ??para proteger o corpo contra os efeitos destrutivos de radicais livres. O que é fazer antioxidantes neutralizam os radicais livres. Antioxidantes fazer isso com a doação de um de seus próprios elétrons, terminando assim o elétron "roubar" reação.
No comments:
Post a Comment