Durante as funções metabólicas normais, compostos altamente reactivos chamados radicais livres são criados no corpo. Contudo, os radicais livres podem também ser introduzido a partir do ambiente. Estes compostos são inerentemente instáveis??, uma vez que têm um número ímpar de elétrons. Para compensar sua falta de elétrons, estes radicais livres reagem com certas substâncias químicas no corpo, e ao fazê-lo, eles interferem com a capacidade da célula de funcionar normalmente.
Mas, assim como o corpo produz naturalmente os radicais livres, ele também tem um meio para se defender contra seus efeitos nocivos. As enzimas antioxidantes são substâncias químicas encontradas em plantas que atuam sobre os radicais livres. As enzimas antioxidantes funcionam de diversas maneiras. Por um lado, elas podem reduzir a energia do radical livre ou dar-se alguns dos seus electrões para a sua utilização, provocando assim que ela se torne estável. As enzimas antioxidantes também podem interromper a formação de radicais livres, em primeiro lugar. Além disso, eles também podem interromper uma reacção em cadeia de oxidação para minimizar o dano causado pelos radicais livres. Em suma, a função principal de enzimas antioxidantes é neutralizar os radicais livres.
Na última década, inúmeros estudos têm sido dedicados aos efeitos benéficos de enzimas antioxidantes. Verificou-se que a ligação efectiva entre os radicais livres e mais de sessenta condições de saúde diferentes, incluindo o processo de envelhecimento, cancro, e aterosclerose. Ao reduzir a exposição aos radicais livres e aumentar a ingestão de alimentos ricos enzima antioxidante ou suplementos de enzimas antioxidantes, o potencial do seu corpo para reduzir o risco de problemas de saúde relacionados com radicais livres torna-se mais palpável.
O corpo humano produz vários tipos de enzimas antioxidantes. As enzimas antioxidantes incluem a superóxido dismutase (SOD), catalase, e glutationa peroxidase. Estas enzimas antioxidantes neutralizam muitos tipos de radicais livres causadores de doenças, livrar o corpo dos seus efeitos nocivos.
Suplementos destas enzimas antioxidantes também estão disponíveis. Normalmente, eles são para administração oral na forma de comprimidos ou cápsulas. No entanto, a absorção de enzimas antioxidantes na forma de suplemento é mínima. A melhor maneira seria para completar o corpo com os "blocos de construção" necessários para que o nosso organismo a fabricar seu próprio SOD, catalase, glutationa peroxidase, e outras enzimas antioxidantes. Os nutrientes de bloco de construção de enzimas antioxidantes incluem o manganês minerais, zinco, e cobre para a SOD e de selénio para a glutationa peroxidase.
Para além das enzimas antioxidantes, muitas vitaminas e minerais também podem ter propriedades antioxidantes. Estes incluem as vitaminas C, E, A (beta-caroteno) e nutrientes, tais como licopeno, vitamina B2, coenzima Q10, e cisteína (aminoácido). Ervas, como o mirtilo, a cúrcuma (curcumina), semente de uva ou de extratos de casca de pinheiro, e ginkgo também pode fornecer poderosa proteção antioxidante para o corpo.
No comments:
Post a Comment